5 benefícios da pipoca para a saúde
12 de março de 2019
Qual a melhor Batata para Fritar?
31 de julho de 2019
Mostrar tudo

Pipoca sempre foi associada a filme, sessão de cinema, séries, entre outras coisas ligadas à TV. Há diversos tipos de pipocas: doce, amanteigadas, de queijo e etc.

O que agrada a muitos é o fato de que esse alimento não é calórico e não necessariamente precisa ser preparado usando manteiga e óleo.  Ou seja, a pipoca pode ser incluída numa dieta.

Há muitas dietas eficazes que restringem o consumo de carboidratos e a pipoca pode facilmente ser incluída nas refeições por sua capacidade de auxiliar no emagrecimento. Contudo, seu efeito só será notado se o consumo for feito com moderação tanto de quantidade quanto de adicionais; tais como manteiga, açúcar, chocolate e óleo de soja.

Ela oferece saciedade e tem poucas calorias, o que a torna uma ótima opção para o lanche , diferente de outros produtos como biscoitos recheados e barras de cereal, por exemplo.

A pipoca não oferece riscos para a saúde.  A fama de vilã foi dada devido à adição de manteiga e óleo no seu preparo. Outra questão também é a quantidade de sal adicionada, pois muitas vezes é grande por estar contida nos condimentos adicionados, como maionese e molhos. Entretanto, estudos realizados recentemente apontam que a pipoca não é vilã e pode ser uma grande aliada no combate de algumas doenças como o câncer, por exemplo.

Todavia a questão das gorduras adicionadas ainda incomodam muita gente.  Mas você sabia que é possível fazer pipoca sem óleo ou manteiga? Isso mesmo! Há uma opção bem mais saudável de preparar a pipoca: com ar quente. 

Para que você compreenda melhor o que está sendo dito aqui, vamos estabelecer uma relação entre as duas formas de preparo: óleo X ar quente.

Há poucos que resistem a uma pipoca temperada e saborosa, feita com óleo e coberta com sal, manteiga ou leite condensado. Esses são os elementos que a tornam calórica,  pois o grão do milho não possui um tipo de gordura sequer. E esses elementos são inimigos do emagrecimento. Dessa forma, o que torna a pipoca calórica são os elementos utilizados para prepará-la e os condimentos utilizados no seu consumo. Sendo assim, a preparação feita de forma correta é determinante para o resultado que se espera.

A pipoca preparada com ar quente possui muito menos calorias, proporciona sensação de saciedade e controla a compulsão por ingerir mais comida nas refeições. Ela também ajuda a melhorar o desempenho do intestino e elimina toxinas.

É possível encontrar várias receitas de pipocas sem óleo.  Abaixo apresentamos 4 exemplos fáceis para você fazer ainda hoje em casa. Essas receitas são feitas no micro-ondas somente com água.

Pipoca básica

Pipoca Gourmet Teqma

Em um recipiente ponha 5 colheres de milho de pipoca, cinco colheres de sopa de água e sal a gosto. Cubra esse recipiente com filme plástico e faça furinhos para saída de ar. Leve ao micro-ondas de 5 a 6 minutos, respeitando a potência do seu aparelho. Se sobrar grãos sem estourar,  aumente o tempo de 30 em 30 segundos.

Pipoca Light

Pipoca Gourmet ar quemte - Teqma

Coloque ½ xícara de milho para pipoca e uma pitada de sal dentro de um saco de pão e leve ao micro-ondas. Deixe por 2 minutos ou mais se todo o milho não tiver estourado. O resultado será uma pipoca sequinha e super saudável.

Faça uma deliciosa pipoca doce sem açúcar utilizando somente ¼ de xícara de milho e 2 copos de suco de maçã. Estoure a pipoca no micro-ondas sem utilizar óleo e reserve. Leve uma panela ao fogo alto com o suco de maçã e deixe fervendo por 10 minutos. Abaixe o fogo e deixe até adquirir a consistência desejada. Desligue o fogo e despeje a calda quente sobre a pipoca já estourada.

Utilizando um pilão, moa ½ xícara de folhas de manjericão com uma colher de azeite e reserve. Leve ao fogo ½ xícara de milho para pipoca com uma colher de azeite e, assim que começar a estourar, acrescente o manjericão e tampe até que todo o milho tenha estourado. Polvilhe sal a gosto e sirva quente.

Pipoca doce

Pipoca Gourmet caramelizada - Teqma

Em um refratário coloque a água, milho, cacau e misture tudo com uma colher. Se quiser adicione um pouco de adoçante ou mel. Cubra com plástico filme, faça furinhos e leve ao micro-ondas por 10 minutos. Sirva.

Se você gostou do artigo compartilhe com seus amigos.

Veja outros posts relacionados:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Traduzir o site »
Positive SSL