Descascador de batatas para linha contínua – Teqma
7 de março de 2017
Máquina de salgados: Como produzir com qualidade e eficiência
27 de junho de 2017
Mostrar tudo

Como iniciar uma fábrica de batata frita.
Com crise ou sem crise, inúmeras são as pessoas que se aventuram pelo mundo do empreendedorismo. O número de pequenos e médios negócios só tem crescido no Brasil depois de tantas leis e facilidades fornecidas pelo governo federal para o micro empreendedor brasileiro.

Entre as varias oportunidades de mercado podemos citar o alimentício, em especifico, o ramo de Batatas Chips. Você pode conseguir abrir sua própria fabrica de batatas chips sem gastar muito dinheiro e com pouca burocracia, basta ter o conhecimento necessário do que é melhor na hora de abrir o seu negocio.

Vamos então te ensinar o caminho das pedras!  Nesse artigo vamos falar um pouco do que é necessário, investimento, localização, equipamento de ponta, fornecedores, concorrência, riscos, mão de obra, legislação entre outras coisas.

Desde o inicio saiba que o fundamental para que o seu empreendimento dê certo sem cometer muitos erros, é saber que você precisa correr atrás da melhor assistência técnica e o melhor equipamento para manter o seu negocio funcionando sempre. Como iniciar uma fábrica de batata frita.

Principais ingredientes

Os ingredientes para produção de chips são disponíveis no mercado nacional (batata, sal, aroma, glutamato monossódio, gordura vegetal hidrogenada e corante) e a tecnologia de fabricação dos equipamentos é perfeitamente dominada pela indústria nacional.

Embalagem

Uma embalagem adequada para uma boa validade do produto é de polipropileno, que é fabricado no Brasil, e é de fácil aquisição. Conheça essa marca.

Equipamento

Como dissemos logo no inicio, para manter o seu negocio funcionando sempre, você precisa contar com uma boa assistência técnica para a manutenção de um equipamento de alta qualidade e tecnologia de ponta.

Conte com equipamentos 100% automatizados, da matéria prima até o produto finalizado pronto para ser colocado na embalagem. Assim você reduz os custos com funcionários e elimina o risco de perder parte da produção com erros comuns.

Uma linha completa para a fabricação de batatas chips possui 17 equipamentos. Alimentador primário, descascador, esteira de seleção, esteira em “Z”, fatiador, lavador, esteira de secagem, Sugador, fritador de batata chips, filtro rotativo, trocador de calor entre outros.

Conte com equipamento que possa ti dar uma variedade de formatos diferentes do produto final. É importante ter opções diferentes para o cliente, isso passa a imagem de uma produção eclética e experiente.

Qual seu publico alvo?

Seus principais consumidores de batatas chips serão o publico infantil e juvenil e batata palha são lanchonetes e carrinhos de lanches. Então pensando neles desenvolva as embalagens de forma atrativa para esse publico! Faça embalagens coloridas e modernas, consulte profissionais em design.

Tendo produtos de boa qualidade, aparência e gosto, pode ter certeza que o crescimento de consumo desse tipo de produto é certo!

Localização

Na hora de decidir a localização da fabricação do seu produto, levando em conta que você possui um negocio alimentício, pensa na disponibilidade de infraestrutura (água, energia elétrica, esgoto, comunicação, acesso) adequada à produção.

Água sempre potável sem riscos de problemas com o fornecimento. Energia elétrica com boa condução para iluminação ambiente e funcionamento das maquinas.

É bom também pensar no acesso ao local. Afinal de contas vai ter matéria-prima sempre chegado e mercadoria saindo para entregas.

Instalações importantes

Toda indústria de alimentos conta com as seguintes instalações: recepção e estocagem de matéria-prima básica, e ingredientes, depósito de embalagens, área de produção e empacotamento, área de estocagem do produto acabado, expedição e áreas de apoio (vestiários, sanitários, refeitórios e administração).

Procure criar já no projeto uma instalação estruturada que procure facilitar a entrada e saída do produto bem como a facilidade de acesso e trabalho para os funcionários.

Quais os documentos necessários?

Para realmente poder funcionar no ramo alimentício você vai precisar de um alvará sanitário, e esse alvará é emitido pela Secretaria de Saúde Estadual. Os primeiros requisitos para se obter todos os documentos serão relacionados a localização do seu  negocio bem como a estrutura física do lugar. Procure sempre pela orientação de um profissional agroindustrial para entender em detalhes todas as necessidades estruturais.

Depois disso você vai precisar dar entrada no registro de produto industrializado! Existem dois registros para a comercialização:

CEAL (Controle Estadual de Alimentos) registro estadual.

MS (Ministério da Saúde) registro nacional.

É bom lembrar que a indústria de alimentos possuem rígidas regras em relação a higiene. Manter tudo em ordem, higienizar equipamentos e ambiente bem como o controle dos uniformes dos funcionários é um dever.

Com todas essas dicas com certeza o seu negocio terá vida duradoura, basta se empenhar. E lembre-se o equipamento certo dará ao seu produto qualidade e durabilidade.

9 Comentários

  1. Zaida Silva dá Silva disse:

    Olá boa tarde tenho interesse em conseguir uma Maguina De batata palha

  2. joao carlos de souza disse:

    Boa noite gostaria de saber quanto vai custar um equipamento completo em escala industrial para 20.000 kg inicial de batatas chips e palhas.mes .E se e possível financiar esses equipamentos por algum banco . Att mais joao carlos

  3. Ana Paula disse:

    Quanto custa a maquina de batatas. Vou fazer chips mais estou mais interessada batatas palha. Aguardo resposta.
    Tem financiamento ? Quantas vezes?
    Ana Paula

  4. Silvio disse:

    Boa tarde!
    Tenho muito interesse em fabricar ovinhos de amendoim, porém não encontro profissionais nem informações de como é o preparo. Poderiam me indicar contatos por favor?

    silviocesar_rod@hotmail.com
    11 988309009

    • Diego Prado disse:

      Bom dia Silvio, tudo bem?
      Nós fabricamos máquinas, não entendemos muito do processo desse produto.

      Eu sei que ele é coberto de polvilho e é frito.

      Temos o Fritador para efetuar a fritura.

      Qualquer dúvida estou a disposição.

  5. António Kalupeteka disse:

    Estou interessado nas máquinas de batatas, sobretudo a de batata palha, podemos conversar por e-mail? akalupeteka@hotmail.com.

  6. José Andrade disse:

    Qual custo inicial?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Traduzir o site »
Positive SSL